domingo, 16 de agosto de 2009

What not to wear

Adoro assistir a programas que me permitem não ter que pensar na informação que estou recebendo. Nesses casos, os meus favoritos são aqueles da E!, People+Arts ou alguns Discovery, principalmente os de moda e reconstrução de casas e fofocas de celebridades.

No entanto, havia um em especial que me levava a certos questionamentos a respeito da minha pessoa, e esse era o What not to wear.
Sempre sempre, as roupas eram inadequadas, juvenis, fora de moda, não combinavam ou eram simplesmente feias.
Isso me fazia olhar para o meu guarda roupa e me perguntar se eu não me encaixava perfeitamente no lugar de qualquer uma daquelas pobres vítimas.

Mas após assistir a mais alguns programas, eu finalmente percebi - para meu alívio - que a dupla de apresentadores não passam de dois déspotas. São incapazes de perceber o estilo de cada uma das pobres criaturas e colocam-nas em formas pré-moldadas de tamanho único. Todas as pessoas terminam o programa parecidas: todas seguem o mesmo padrão, todas compram o mesmo tipo de peça, fazem as mesmas combinações previsíveis e seguras.
Algo como Tem algo muito errado com você, mas nós vamos resolver o seu problema, fique tranquilo: basta seguir as nossas regras.

E aí, todas têm que ser chic, todas têm que gostar de jaquetas de couro e sapatos de cores estranhas e modelos duvidosos. Todas têm que sair de casa com pó na cara, disfarçando o que realmente são porque não aguentam se encarar ou porque precisam se melhorar.

Um outro programa do tipo, "10 years younger" entende o estilo da pessoa e só tem a pretensão de ajudá-la a se livrar da canseira e do peso que se acumularam em seu rosto durante os anos. Cortam-lhe o cabelo, fazem pequenos tratamentos faciais e mostram algumas opções de vestuário que façam com que o participante se sinta confortável. Muito mais real do que impor um estilo "adequado" que, na maioria das vezes, nada tem a ver com a pessoa.

Concordo que precisamos de ajuda algumas vezes. Mas mudar de estilo e de gosto, já é demais.
Just be yourself.

Um comentário:

swétxi disse...

éééé! Por isso que nao assisto The Biggest Loser!!!
(mentira)